Um pequeno mamífero, que mede apenas 20 cm e se assemelha com um bichinho de pelúcia, entrou para a lista dos animais em extinção na China. Se trata do Pika de Ili (Ochotona iliensis), espécie descoberta na década de 1980. 

O animal foi descoberto pelo cientista Weidong Li e ainda pouco se sabe sobre ele. De acordo com a National Geographic, Li viu o bichinho pela primeira vez em 1983 nas áreas montanhosas na região noroeste da China quando realizava um trabalho para o Instituto de Ecologia e Geografia de Xinjiang. 

+Dívida de milhões: Entenda imbróglio na Justiça envolvendo Denilson e Belo

Ao avistar o animal ele levou em exemplar para ser analisado pela Academia Chinesa de Ciências e lá foi comprovado que se tratava de uma nova espécie.  

“Eles o encontraram escondido atrás de uma rocha e perceberam que haviam encontrado o pika. Eles ficaram muito animados”, disse Tatsuya Shin, um cientista chinês que trabalha com os descobridores do pika, à revista National Geographic. 

Porém, o encontro dos seres humanos com o Pika de Ili seguiu raro, e os primeiros registros em fotos só foram acontecer 30 anos depois, em 2014. O pequeno animal vive em altas altitudes, entre 2.800 a 4.100 metros, e dificilmente é visto acompanhado. 

Por conta da dificuldade de se adequar às mudanças em seu habitat natural, o Pika de lli entrou para a lista dos animais em extinção no país. A pressão de pastoreio do gado e a poluição do ar provavelmente contribuíram para o declínio de sua população.