Nos últimos dias o mundo inteiro parou para acompanhar os desdobramentos do submarino Titan, que mergulhou em uma expedição turística com cinco pessoas para visitar os destroços do Titanic, naufrágio mais da história, ocorrido na noite de 14 de abril de 1912.

Após a implosão do Titan, todos os cinco tripulantes morreram e, segundo autoridades dos EUA, os corpos podem nunca ser achados.

Diferente do submarino, o Titanic, que afundou em abril de 1912, matando 1,5 mil pessoas, precisou de uma força-tarefa para resgate dos corpos do naufrágio.

A missão para salvar os 705 sobreviventes durou até às 8h30 do dia 15 de abril de 1912 quando eles foram levados de volta à terra firme por meio de botes salva-vida.

Já para recuperar os corpos que ficaram no mar, o CS Mackay-Bennett, navio mortuário do Titanic, foi usado. Marinheiros do porto de Halifax, no Canadá, equiparam a construção para cumprir o papel de “necrotério”, de acordo com informações de O Globo, que reviveu a história do naufrágio neste sábado (24).

De acordo com a reportagem, na época, o capitão Frederick Harold Larnder disse ao The Washington Post que a equipe viu os corpos “espalhados pela superfície, parecendo um bando de gaivotas”. Os equipamentos levados não foram o suficiente para resgatar todos eles.

No primeiro dia, eles juntaram 51 vítimas. Em 22 de abril, foram 119. Mas, mesmo assim, ainda havia muita gente. Embalsamador-chefe da operação, John R. Snow Jr. Começou colocando os cadáveres em líquido de embalsamento e caixões. Mas, quando os equipamentos acabaram, ele precisou usar uma lona para embrulhar os corpos, que foram colocados em gelo no porão do navio.

Quando o embalsador-chefe percebeu que faltaria espaço para carregar todas as vítimas, decidiu que elas deveriam ser enterradas no próprio mar. Barras de ferro foram utilizadas para pesar os corpos e enterrá-los em baixo d’água. Acredita-se, segundo O Globo, que a maioria das pessoas que ficaram no mar eram passageiros de terceira classe, decisão baseada pela análise das roupas que vestiam quando foram encontrados.